quinta-feira, 31 de julho de 2008

SARA DUARTE

À procura da perfeição

ver aqui um video sobre Sara Duarte

Sara Duarte vai representar Portugal na disciplina de equitação nos próximos Jogos Paralímpicos, que se realizam em Pequim, durante o mês de Setembro.

Tem paralisia cerebral, com 72% de incapacidade permanente, com grandes dificuldades motoras ao nível das pernas, braços e mãos, e ao nível da fala. Começou a praticar equitação com 7 anos de idade. Aos 14 anos, a força de vontade e a paixão pelos cavalos eram tão evidentes que se tomou a decisão de aprofundar a sua aprendizagem, melhorando as suas capacidades.

A partir de 1999, Sara Duarte começou a revelar-se uma potencial atleta de Dressage e João Cardiga levou-a pela primeira vez a uma prova de equitação adaptada. A Dressage – paradressage, no caso de Sara Duarte – é a disciplina mais complexa da equitação; está para a equitação como o ballet clássico está para a dança; fazer dressage é perseguir a perfeição; é chegar à união e comunicação perfeitas entre cavalo e cavaleiro; representa o rigor máximo; a perfeição que se persegue a vida toda.

Sara Duarte monta o Neapolitano, um cavalo com 8 anos oferecido por Artur Carvalho criador de lipizans nos Açores; desde os 3 anos que é continuamente ensinado e treinado por João Pedro Cardigo, de acordo com as especificidades requeridas por Sara Duarte.

4 comentários:

Daniela Alves disse...

Quero desejar-vos toda a sorte do mundo, não apenas a vocês mas também a todos os atletas que têm a ousadia de contrariar as contrariedades inerentes ao desporto...
Para mim é um orgulho imenso saber que temos atletas que se qualificaram para os jogos mais importantes da história e só por isso para mim já são vencedores, pois qualificaram-se em certos desportos onde houve muitos atletas a ficarem para trás.
Vou assistir fervorosamente ao jogos torcendo por todos os atletas olímpicos e paraolímpicos, pois vocês vão levar a nossa bandeira até Pequim.

sara Livramento disse...

ola Sara força
beijinhos SARA LIVRAMENTO

Anónimo disse...

A Sara esta neste momento em Aachen na quarentena/estagio com o seu cavalo e o seu treinador.

O trio agradece as palavras de incentivo e de apoio.

Fica a promessa a todos de que "iremos dar tudo o que temos para dignificar esta modalidade e em especial defender a nossa bandeira".
obrigada a todos pelo apoio

Anónimo disse...

Hoje, sexta feira, estamos a terminar a primeira semana de estagio.
Como sempre encontramo-nos com o Neapolitano pelas 9 horas da manhä. Damos-lhe a paparoca e enquanto ele come, fazemos o nosso aquecimento fisico. O centro hipico de Aachen tem excelentes condicöes. O relvado serve as mil maravilhas de tapete, para uma boa corrida e alguns exercicios.
Depois, vamos aparelhar o nosso companheiro e preparamo-nos para o trabalho da manhä.
O Joao Pedro (treinador, comeca pelo aquecimento e um pouco de ensino tecnico. equilibrio, melhoria de andamentos, musculacäo, etc.. Segue-se o treino da SARA com a correccÄo de todos os pormenores.
Enquanto dura o trabalho dos cavaleiros os ajudantes (felizmente temos muitos), andam de pa e vassoura em punho, sempre atentos a KAKA que o cavalo vai fazendo. E obrigatorio deixar os picadeiros todos limpinhos. Cada um devera apanhar as suas kakas. O nosso Neapolitano faz sempre tres vezes.
Apos o trabalho matinal, segue-se a banhoca e todos estäo prontos para um merecido almoco.

La pelas 16h00, voltamos ao trabalho. Desta vez, inverte-se a ordem. primeiro monta a SARA e sö depois o Joäo Pedro.
O trabalho tem corrido muito bem, ate jä recebemos alguns elogios.

Sempre que houver novidades daremos noticias.